21.2.09

Toutinegra das Murtas contratada, o Mundo mais seguro. Hiperbólico? Talvez, veremos.
De Varsóvia a Berlim é rápido mas nunca se o itinerário implicar a passagem por Vilnius para levantar o Certificado Internacional do novo agente, junto de Kauskas Vistulis, o discreto cançonetista do underground kitsch lituano, o temível 'Jaučiai' Vistulis. Também não encurtava o percurso a passagem por Lvov, para o ritual iniciático de Toutinegra das Murtas.
De Vilnius falarei eu, de Lvov, o TdM.
"Sveiki atvykę į Vilniaus" nem sempre quer dizer 'Bem vindo a Vilnius'. E, neste caso, sabia que as atenções de todas as agências teriam os seus olhos voltados para mim. Daí que não tenha arriscado e tenha chegado como representante da Volvo em Moscovo. À questão "De onde vem e o que vem fazer aqui?", respondi no meu melhor russo "Я представитель Volvo в Москве, и я знаю, литовском рынке." Perante o olhar carrancudo dos inspectores de fronteira, pedi perdão e disse: "Aš atstovas Volvo Maskvoje ir aš žinau, į Lietuvos rinką." "Ah!" e sorriram. Assim, como representante da Volvo que quer conhecer o mercado lituano, a simpatia aumentou, em especial quando lhes disse que Vilnius superava Moscovo onde só queriam Audis e Mercedes! "Mercedes, Audi automobiliai žaisti. Žmogus yra žmogus, kuris turi "Volvo". Sveiki atvykę į Vilnių!" Este entusiasmo do inspector era auspicioso: Audis e Mercedes são para brincar. Homem que é homem tem um Volvo, numa tradução literal do seu fortíssimo lituano.
Lá fora, à minha espera, Eugénio Maldonado, residente em Vilnius desde a sua paixão e consequente recrutamento por Lionginas Binkauskas, eminente professora da Faculdade de Medicina da "Vilniaus universiteto". Do casamento resultaram dois filhos, Adérito Binkauskas Maldonado e Joaquina Binkauskas Maldonado e uma longa e valorosa carreira que lhe valeu o cognome de "Guaxini do Báltico". "Que tal é esse Toutinegra das Murtas?" " Vais ver com os teus olhos, um dia. Para já tens de confiar que a BIRRA está reactivada e em boas mãos. Ele não é virgem nisto, embora lhe falte dimensão internacional. É promissor." "Ó Maldonado, e esta música é o quê?" "É do Andrius Mamontovas, foi o meu Adérito que me deu. É música moderna daqui. Se quiseres tenho aqui o último do Ruizinho de Penacova! É demais. A Lionginas fica louca com as músicas do rapaz!" "Não, deixa ficar o Mamontovas... E o certificado? Sabes que vou directo daqui para Lvov?" "Claro e é lá a iniciação?" "Sim, tudo pronto e muito simples" Eugénio tirou do porta-luvas do Volvo PV 444 de 1954, impecavelmente restaurado, um salame de chocolate. "Começa a comê-lo no caminho. Quando te souber a vinagre, pára e desfaz o resto, assim que puderes, lê o que está escrito no talão e saberás o que fazer. Ainda falas e lês bem lituano?" "Kalbėjimas lietuvių panašiai važiuodami dviračiu!" "Bem, não será bem como andar de bicicleta mas continuas fluente..." " E nem tenho de me encontrar com Vistulis, o Boi?" " Os amigos servem para isto também! Não me esqueço de quando me deste a mão nas Ilhas Faroe, na malfadada Tórshavn... A estas horas estaria todo tatuado e com piercings nos sítios mais...." "Chega!... Somos amigos, pronto. Isso chega."
Saí de Vilnius sem dar uma volta pela cidade, sem ver como estavam as coisas desde que fora ao casamento do Eugénio e da Lionginas, Geninho e Gininha, para os amigos. Em Lvov esperava-me o Toutinegra das Murtas. E o vinagre... já Dona Lilita viera com essa do vinagre...

17.2.09

Concurso Terminado

Acta de selecção

Tal como previsto no Edital (cf. post anterior), este post vem dar o concurso por encerrado.
O concurso decorreu com total transparência e, considera-se assim que o neo-agente Toutinegra-das-Murtas se converteu ao serviço da causa, de alma e coração. Por ser verdade e tudo aquilo que vem em actas, atestados e declarações do tipo 'para os devidos efeitos', termina este processo.
Deverá o agente aguardar a senha e poderá assim integrar a próxima missão 'asap'.
Algures, 17 de Fevereiro de 2009

Edital

Estão abertas candidaturas secretas e discretas para constituição de unidade de elite.
Digo isto porque mais não posso.
As candidaturas serão aceites nos comemtários a este post e terminarão, sem apelo, assim que seja editado o post seguinte.
O número de agentes a contratar será de 1 (um), pelo que a selecção será feita mediante critérios claros para o comité de selecção mas secretos para os candidatos. A isto não se chama injustiça mas sim eficácia e poder discricionário. Acima da democracia do funcionamento da Agência está o superior interesse daquilo que ela protege.
Algures, 17 de Fevereiro de 2009