28.8.08

Sinagoga Ortodoxa de Varsóvia, quinze e trinta. Um fato de peluche simulando a presença de toupeira macho com cerca de metro e oitenta de altura indiciava a presença de Boniek. Sempre estava de toupeiro e não de toureiro. Deixou-me o envelope que recebera do adido cultural da embaixada do Uzbequistão. "Vês depois, à vontade no avião." " Avião?" "Sim, convém que saias hoje ainda. Também não estás cá a fazer nada!" "E aqueles 'agentes' todos do futebol, o Chalana, o Maniche" "São sósias..." "Do IF, Idalino Faneca!!! Eu desconfiei, sabes... mas são muito convincentes!" "Conheceste o Faneca?! Tu estiveste com ele?" Estive uma vez no centro de formação para sósias do Faneca. É impressionante. Mas o que fazem aqui?" "Eles estão a representar o que a equipa do IF escreveu no guião. Vêm participar na V Convenção Anual de Cromos da Bola que decorre agora no Hotel Jan III Sobieski. Há um monitor do IF na janela do quarto 504 do Hotel Campanile, do outro lado da praça. Com uns binóculos, controla-lhes o movimento. Agora, se queres saber a verdade, eu acho que eles só vieram para..." "... para se mostrarem aos nossos serviços! Claro, o IF é como os agentes dos jogadores de futebol... Bem, Boniek, Já tenho o envelope diplomático; dá-me as instruções e a senha. O destino já sei quel é. " "O grande Toutinegra a ler nas entrelinhas! Boa sorte e até breve!" Foi a primeira vez que uma toupeira de peluche com bigode e porte de ponta-de-lança me abraçou efusivamente perante a indiferença dos transeuntes. Ao ouvido segredou-me a senha: "Toupeira sem vodka luta contra os estereotipos." Mais estranho era impossível. Deu-me então o talão da compra de uma garrafa de Zubrowka, 'bison grass vodka'. No verso as coordenadas. Já no taxi de regresso ao aeroporto Frederic Chopin, olhei bem para aquelas coordenadas. Talvez pudesse descansar um pouco, talvez não. Talvez...

1 comment:

rtp said...

E eu que aqui não vinha há tanto tempo! Se eu soubesse que havia uma nova aventura do agente toutinegra ...
Hilariante como sempre!