12.3.07

A chuva encharcou-me até aos ossos. A mota cedeu a tanta água e não houve nada a fazer. Felizmente estava já às portas de San Salvador. Para trás México e Guatemala sem parar. O livro e a frase casavam na perfeição. A frase, da autoria de Shrek reenviava para a Lili Caneças. Não fora inocente aquela foto: alguns humanos também são às camadas, como os ogres... E o Dr. Jivago é o autor dos mais famosos 'peelings' da América Central. O seu nome, Óscar Javargo valeu-lhe a alcunha. O porquê de ter de encontrá-lo descobri-lo-ia mais tarde, o endereço, qualquer um com poder económico o pode saber. Troquei alguns dólares americanos por 'colón salvadoreño' e infiltrei-me num bar. Constava que o dr. Javargo tinha mil faces. Entrei em plena Alameda Manuel Enrique Araujo e perguntei ao primeiro transeunte: "Que puedo hacer?" E mostrei-lhe uma cicatriz falsa. Estendeu-me a mão e eu apertei-lha, deixando uns trocos. Apontou para o fundo da avenida e diss-me: "Cuarenta e cinco, segunda planta." Segui as indicações. O cheiro era imundo, uma mistura de carne podre com Old Spice. Bati, esperei e disse ao ouvir alguém a chegar à porta: "A Lili manda cumprimentos." Abriu-me. Era ele próprio, Javargo em pessoa. "Entre. Que posso fazer por si? Posso remover-lhe essa cicatriz..." "Isso também eu posso fazer..." Retirei a cicatriz autocolante. Ao fundo, daquilo que seria o bloco operatório, saía o clássico "Passear contigo, amar e ser feliz, turururu..." do duo Broa de Mel. "Vamos até ao bloco operatório, não há escutas" Entrámos. Na parede uma foto de Paulinho Santos com um balão de fala: "Mais um pró Javargo arranjar!". Em cima de uma arca congeladora, um busto do Engenheiro Sousa Veloso. "Bons amigos, lembram-me Portugal..." "Muito bem, e a senha?" "Encontrarás o tal, no Palácio de Cristal" Franzi o sobrolho mas percebi tudo. Era uma chamada a casa. Tudo apontava para a invicta, nem a música deixava dúvidas. O Javargo não brincava. À saída ainda disse: "Esse Paulinho Santos era um bom..." "Amigo, Toutinegra, um bom amigo!" Não me atrevi a contrariar, saí e apanhei um taxi para o aeroporto. Poucos desenvolvimentos mas o garantido regresso a Portugal.

No comments: