12.3.07

Jamais poderei descrever o que senti no Quénia. A miséria, a pobreza nas ruas, os esgotos a céu aberto, cimenteiras em plenas zonas de parque natural, cópias de albuns da Madonna vendidas lado a lado com os quiabos, a mandioca e os livros do Paulo Coelho. Subitamente, vejo "Não há coincidências". Era a palavra-passe. Debrucei-me e sussurei ao vendedor: "Tenho boxers de latex e sinto os testículos apertados." Ele, sem levantar a cabeça disse-me: "Toutinegra..." "Sim, Júlio. Sou eu. Mas... essa cor de pele..." "Estava a torrar amendoins no forno e... descuidei-me. Vamos até minha casa." E assim foi. Era uma casa igual a todas as outras, pelo menos por fora. Lá dentro, uma fotografia autografada de Jorge Coelho, um busto de Vítor Baía e um quadro em relevo com Valentim Loureiro. Na cozinha, ouvia-se Toni Carreira. Era um pequeno Portugal em pleno continente Africano. Senti-me em casa e disse-lhe "Cheira-me a bacalhau, como o conseguiste aqui?" Respondeu-me que, com o calor e a falta de água qualquer agente cheira ao fiel amigo. Em seguida levantou-se, deu-me um exemplar do livro de Margarida Rebelo Pinto e disse-me: "Não há coincidências, esperava-te há dois dias. Abre-o com cuidado, é a edição melhorada." Abri a capa e, no lugar do empolgante texto, estava um exemplar do Estatuto da Carreira Docente Universitária. Esbocei um protesto e ele disse-me, colocando a sua mão no meu ombro: "O Grão de Bico recebeu o Código da Estrada e sobreviveu." E tinha razão. Recebera-o das mãos de Américo Tomás, com a capa da 'Peregrinação'. Esteve três anos fora e o mundo nunca mais foi o mesmo. Cruzámo-nos um dia em Oslo. Ele ía disfarçado de domador de lontras e eu de cozinheiro moldavo. Olhei-o fugazmente mas nem falámos. No chão, um recibo da Mercearia Central, em Castelo Branco. No verso, as palavras: "Dois sabonetes de sardinha assada, um soutien de renda, uma bisnaga de Pasta Medicinal Couto, um litro de grão de bico" Senti um arrepio percorrer-me de alto a baixo com uma paragem pelo meio. Nesse ano, António Calvário lançava mais um disco... Não há coincidências.

No comments: